BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

AGENDA ABA 2010

Hora do Basquete

terça-feira, 20 de abril de 2010

NOVAS ETAPAS DA ESCOLA NACIONAL DE TREINADORES

         Rio de Janeiro — Após três reuniões com os técnicos e profissionais do basquete, a Escola Nacional de Treinadores (ENT) já formou os comitês, definiu a regulamentação inicial, o planejamento estratégico e já está finalizando os conteúdos pedagógicos dos cursos que serão realizados em breve. Esses foram os primeiros passos da Escola, que tem o objetivo potencializar o basquete brasileiro com a formação dos treinadores. As próximas etapas serão o Cadastramento Nacional de Treinadores, que começará no início de maio, e a realização do nível três do curso, em julho.

— Tudo foi definido de maneira democrática pela Comissão Nacional de Treinadores (CNT), que é composta pelos técnicos convidados para formar os comitês de honra, de desenvolvimento e científico. A Escola visa capacitar os profissionais dentro de uma padronização nacional de trabalho com conhecimentos científicos e quantificáveis da modalidade. Tudo com base nos sistemas modernos do treinamento internacional — comentou Diego Jeleilate, coordenador da Escola Nacional de Treinadores.

     O Comitê de Honra é formado por técnicos que contribuem e contribuíram para o basquete brasileiro e que estão envolvidos direta ou indiretamente na formatação da ENT. O Comitê de Desenvolvimento é representado pelos profissionais ligados ao departamento técnico da CBB, que vão participar de todo o processo evolutivo da Escola. Já o Comitê Cientifico tem a responsabilidade direta na discussão e formatação dos conteúdos pedagógicos que serão desenvolvidos e ministrados.

     Os aspectos técnicos, conduta e direção técnica, aspectos táticos e desenvolvimento geral são os quatro eixos temáticos da Escola. As linhas de pesquisa foram desenvolvidas sob a consultoria do professor doutor Dante de Rose.

— Os eixos temáticos surgiram a partir de discussões do grupo que vem se reunindo para a formação da Escola. Todo técnico deve conhecer os aspectos técnicos, táticos, direção de equipe e o desenvolvimento geral do praticante. Este último tem uma importância muito grande nas categorias de base, pois há muitos profissionais que não conhecem questões relacionadas ao desenvolvimento infantil. Minha participação está sendo como a dos demais, discutindo os conteúdos de cada eixo para cada nível, opinando e organizando os cursos que serão ministrados — comentou Dante de Rose.

        A Escola Nacional de Treinadores pretende atuar em todos os estados do país. Os cursos serão realizados nos locais em que a infraestrutura esteja de acordo com os critérios estabelecidos pela ENT. Os cursos são divididos em quatro níveis. O primeiro é para os profissionais que trabalham com (jovens de 10 a 14 anos), que recebeu a denominação de iniciação ao basquete. O nível dois, o intermediário, é para quem lida com jogadores de 15 a 19 anos. O três já é para os técnicos que dirigem equipes de alto rendimento ou alto nível. Por último, o nível quatro, que é para uma futura especialização (Lato Senso). E para manter os técnicos sempre atualizados, a Escola vai promover os cursos de reciclagem (anual) e de revalidação das carteiras (bienal).

— Este ano vamos realizar o nível um e, em 2011, vamos promover o curso de reciclagem do mesmo nível. O profissional pode não participar da reciclagem, mas obrigatoriamente terá que fazer o curso de revalidação, caso contrário perderá a carteira e terá que fazer o nível um novamente. Desta maneira, os técnicos terão a oportunidade de se manterem atualizados — disse Diego.

        Os profissionais terão cinco anos para se adaptarem ao novo sistema. De 2010 a 2015, todos poderão participar dos três níveis do curso. A partir de 2016, os técnicos começarão pelo nível um. Após a conclusão do curso, o profissional deverá completar dois anos de experiência com a categoria para poder avançar ao nível dois. O mesmo procedimento será adotado para os níveis três e quatro.

fonte: Confederação Brasileira de Basketball

0 comentários:

ENTRE EM CONTATO COM A ABA-SBC

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):