BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

AGENDA ABA 2010

Hora do Basquete

sábado, 31 de julho de 2010

7 lições do basquete para os negócios

Olá pessoal, na busca das melhores práticas para ajudar nosso basquete, encontrei este texto no site: MetaExecutiva.com, por vezes tenho dito que estamos formando cidadãos, mas este texto corrige esta frase, "Estamos formando cidadãos vitoriosos", pois como já dito antes, as derrotas nos ensinam, então não deixem de ler o texto abaixo, ele serve para todos nós:

7 lições do basquete para os negócios

O esporte é a grande metáfora sobre a vida.

Em uma ou duas horas, você vê de forma concentrada todos os grandes valores e desafios: determinação, senso de equipe, garra, estratégia, vontade de vencer, superação, vitória.

Todos os esportes oferecem analogias para aplicarmos ao mundo dos negócios, mas o basquete é perfeito: rápido e dinâmico, baseado no trabalho do grupo, com placares elásticos e que mudam nos últimos 5 minutos da partida.

Então, tanto no basquete quanto na vida…

Aprenda e pratique os fundamentos do jogo

Antes de entrar na quadra, há um grande número de fundamentos para praticar: domínio de bola, drible, passe, arremesso, enterrada. Bem como nos negócios, antes de se atingir o nível mínimo, há um grande aprendizado prático a acumular.

Assim, ao se definir uma carreira ou projeto, deve-se dimensionar qual o leque de habilidades e qual a estratégia de aprendizado antes de ir a campo.

Prepare o corpo e a mente

Atletas de ponta possuem uma forma física perfeita, mas diferenciam-se dos demais pela capacidade mental de preparação e superação.

Tanto no basquete quanto nos negócios, é preciso uma mente flexível e resistente para as longas partidas que estarão por vir. Muitas delas serão extenuantes, mas valem a pena.

Saiba jogar em equipe

Basquete é jogado em times, um jogador pode definir um lance, mas não ganha a partida. A contribuição de todos é importante para o resultado final, todos precisam trabalhar juntos, afinados com a mesma estratégia e com alto nível de motivação para conquistar a vitória.

Assim como no mundo dos negócios, não há grandes jogadores que não tenham jogado em times vitoriosos, em que o conjunto se torna maior que as contribuições individuais. Então, assim como no basquete, contribua, participe, compartilhe, colabore.

Tenha visão e mantenha-se alerta

Boa parte do sucesso dos grandes jogadores vem da sua capacidade de antecipar jogadas, de observar o ambiente e o adversário e ‘adivinhar’ qual vai ser o caminho da bola. No esporte, vale a intuição e a experiência; nos negócios, além desses dois, vale manter-se informado e observar a movimentação do mercado e, especialmente, dos concorrentes. Aqui alguma metáfora sobre o Surf também valeria.

Saiba reajustar planos

Às vezes o jogo não funciona, e é preciso rever a estratégia. Todo bom jogador sabe ajustar sua atuação quando os planos falham, pois condições de jogo e surpresas dos adversários exigem resposta rápida e eficiente, sob pena de ‘perder de lavada’.

Não desista no meio da partida

Às vezes não só a estratégia falha, a equipe está desconexa, os arremessos não saem e o time adversário parece um rolo compressor. Para isso servem os tempos de intervalo. Não importa quão perfeita seja a estratégia adotada, mude.

Às vezes é preciso decidir somente com a intuição sobre o que está errado, às vezes é necessário chamar uma ajuda externa, como uma consultoria, mas mantenha-se no jogo. Negócios e Basquete são dinâmicos, e as mais fantásticas viradas acontecem nos 5 minutos finais.

Tenha mais partidas ganhas que perdidas, mas saiba aceitar a derrota com dignidade

Não importa qual esporte pratique, em qual ramo atue, qual seja o seu nível de excelência, você vai perder às vezes. E como você atua diante da derrota define suas chances de ganhar a próxima partida, e o campeonato, quem sabe. Cumprimentar o vencedor, arriscar mais, aprender com os erros, tudo isso faz parte da história de um campeão.

Por isso tudo, praticar um esporte oferece experiências de vida concentrada, pois em 1 ou 2 horas (3 horas talvez, se estiver jogando tênis), enfrenta-se todos os dilemas, sentimentos, emoções e desafios que, na vida real, talvez se levasse meses ou anos para ver na mesma completude.

Que tal ver com outros olhos a próxima partida? A bola está com você.

Baseado no texto: 7 Life Lessons Learned from Basketball

de: http://educaofsicaadaptadaeeducaoespecial.blogspot.com/2010/05/7-licoes-do-basquete-para-os-negocios.html

0 comentários:

ENTRE EM CONTATO COM A ABA-SBC

Seu Nome :
E-mail :
Assunto :
Mensagem :
Image (case-sensitive):